fbpx

A vida on-line no 4º dia de SXSW

por | 20/03/2021 | Notícias

Como as ferramentas digitais estão mudando o modo de lidar com tudo, até com investimentos

O quarto dia do South by Southwest (SXSW) trouxe debates incríveis sobre uma área onde, até pouco tempo, podia-se pensar que não tinha muita relação com inovação: economia. As mudanças tecnológicas que foram necessárias por conta do cenário da pandemia mundial de Coronavírus transformaram não só o modo como as pessoas lidam com tecnologia em suas vidas pessoais, mas alcançou o profissional e o financeiro. Confira os debates realizados nesta sexta-feira (19).

Confiança Digital

Uma década de transformação digital em menos de um ano. Essa realidade, que foi necessária desde que a humanidade foi surpreendida por uma pandemia, exigiu adaptações rápidas em todos os aspectos: físicos, mentais e, por que não, financeiros. Sem escritórios, com circulação controlada, com empresas perdendo receitas e clientes, surgiu um novo nicho: o daqueles que precisavam de ajuda e orientação mais personalizadas, e aqueles que, fossem grandes empresas de tecnologia ou start-ups de fintech, entraram no cenário financeiro para competir com essas tendências. Ouvimos conversas interessantíssimas sobre tendências digitais e dos consumidores que moldam o futuro dos investimentos. A tecnologia pode nivelar o investimento. O ano de 2021 mostrará se isso é mesmo possível.

Big Techs

O painel “Modelando um novo contrato social para as Big Techs” abordou a necessidade de uma nova agenda para empresas de tecnologia. No início do debate, o apresentador Tristan Harris citou como exemplo o filme “O dilema social”, que mostrou muitas das ameaças das mídias sociais. “O atual capitalismo de vigilância como modelo de negócios não protege a democracia ou o interesse das pessoas”, afirmou.      
Ele destacou que a democracia está enfrentando uma crise de confiança e que fatos como a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro, resultam de um mercado não-regulamentado. A representante da Comissão Europeia, Margrete Vestager, disse que não podemos continuar diferenciando o que é offline e o online. Ela disse que gostaria de ver mais regulamentação, não apenas de processos antitruste mas também de padrões de UX mais saudáveis.
Participaram do painel a senadora americana Amy Klobuchar, democrata; a vice-presidente executiva da Comissão Européia, Margrete Vestager, e a ministra das Relações Exteriores da Dinamarca, Anne Marie Engtoft Larsen. O âncora foi Tristan Harris, presidente e co-fundador do Center for Humane Technology.

Todai to Texas Antecipando tendências de inteligência artificial e tecnologias de ponta, o evento trouxe um robô artista. Isso mesmo, o projeto do android que pinta quadros é da Universidade de Tóquio e foi um dos hits do #SXSW On-line 2021. O “Todai to Texas (TTT)” mostra um robô baseado em inteligência artificial (IA), que cria pinturas artísticas. O projeto mescla criatividade com máquinas, que permite que a criação não só siga ordens, mas crie arte com um pincel em uma tela tradicional. O robô vai ser exibido virtualmente na vitrine ‘Todai to Texas’. O líder do projeto é Jiamin Pan, que lidera a equipe de startup da Suzuvre e trabalha no “AI Robot Project”. Ele explica que o projeto do robô fica na fronteira entre inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e arte. Em entrevista à Forbes, Pan afirmou que “o projeto visa desenvolver uma entidade criativa independente para aumentar a criatividade humana”. Quer ver? Acesse o LinkedIn da In Press Oficina

E a inteligência artificial?

O mundialmente renomado especialista em Inteligência Artificial (IA), Dr. Kai-Fu Lee, descreve como a IA está passando das manchetes à implementação em nossas vidas diárias. Os aplicativos de IA construídos nos últimos anos agora podem substituir os olhos, mãos / pés humanos e, às vezes, nosso cérebro para tomar decisões. Na era da IA, nossa definição tradicional de ética no trabalho deve ser reinventada e as pessoas precisam estar mais bem preparadas para o deslocamento e a transição do trabalho. O Dr. Lee propõe uma estratégia 3Rs – reaprender, recalibrar e renascer – para que possamos contemplar e tomar ações a fim de abraçar os reais benefícios da IA para a humanidade.

Continue nos acompanhando para saber tudo o que vai acontecer no último dia de SXSW. O festival se encerra neste sábado, 20 de março. Fique ligado!