Plenário virtual — uma nova era no Parlamento

por | 24/04/2020 | Arena de Ideias

Arena de Ideias discute a democracia virtual

Plenário Virtual e as transformações pelas quais as Relações Governamentais estão passando foi tema de hoje (23/4) de Arena de Ideias, webinar da In Press Oficina. Participaram o servidor da Câmara dos Deputados, responsável pelo programa e-Democracia, Cris Ferri, também professor de Democracia Virtual do Centro de Formação (Cefor); e Disraelli Galvão, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Ambev. Pela In Press Oficina, estavam a sócia-diretora Patrícia Marins e a Diretora de Relacionamento com os Poderes Públicos, Fernanda Lambach.

De acordo com Patrícia Marins, o objetivo do encontro foi analisar como o Parlamento está atuando nesse período de distanciamento social e a interação dos parlamentares com as plataformas digitais no desempenho de suas funções.

“As mudanças causadas pelo distanciamento social devido à Covid-19 no Brasil afetaram praticamente todos os segmentos e atividades públicas e privadas, inclusive o Parlamento. É importante para empresas e associações entenderem a fundo o impacto dessa nova realidade na atuação do Congresso Nacional e a nova forma de relacionamento entre as empresas e o setor Público. O webinar Arena de Ideias visa difundir conhecimento de especialistas por meio de debates sobre temas urgentes, como a pandemia da Cocid-19”, explica

Plenário Virtual e as Relações Governamentais

As relações com os poderes públicos ganharam um novo foco desde que a Covid-19 decretou a necessidade de isolamento social em Brasília. Também as articulações no Congresso Nacional, os debates, votações e apartes tiveram de se adaptar à moldura das ferramentas de videoconferência. Por um lado, perdeu-se o aperto de mãos, o olho no olho; por outro lado, está sendo possível “entrar” nas casas dos políticos, conhecer escritórios, móveis, ver ainda mais de perto seus semblantes ao se preparar para uma votação.

Disraelli contou como os times de relações governamentais e institucionais das empresas, nesse momento, assumiram papel absolutamente vital.

“Agora, trata-se menos de advogar por causas específicas dos setores e mais de buscar relações colaborativas com o poder público, que ajudem a mitigar os impactos na saúde pública e atenuar os impactos econômicos e sociais dos vários extratos da população que estão sendo fortemente afetados por essa crise que se abate em todo o mundo.”

Segundo o coordenador de projetos de inovação em parlamento aberto da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri trata-se de um momento de disrupção e, mesmo com a volta da normalidade com audiências e encontros presenciais, o uso da tecnologia na atuação cotidiana do Parlamento veio para ficar. 

“Essa mudança pode gerar novas interações e criar oportunidades de relacionamento para o futuro do Parlamento, além da tradicional rotina presencial. Mesmo com a volta dos trabalhos no Congresso, esse elemento digital vai estar agregado definitivamente”, defende.

O webinar da In Press Oficina reúne especialistas todas as terças-feiras, às 9h.


Perdeu nosso webinar? clique no vídeo e assista na íntegra:

O webinar Arena de Ideias reúne especialistas todas as terças-feiras, às 9h, para debater temas ligados à comunicação, política e economia em tempos de pandemia da Covid-19

In Press Oficina – Comunicação de Verdade Transforma