fbpx

Cinema olímpico

por | 22/07/2021 | Notícias

Legenda: Cena do Filme Carruagem de Fogo

Crédito: Warner Bros

São muitos os filmes que recontam os feitos das Olimpíadas. Aqui, três clássicos para ver ou rever entre uma competição e outra:

Munique: O diretor Steven Spielberg evitou um grande lançamento do filme, em 2005, mas não escapou das críticas de judeus, como ele, e muçulmanos, ao contar uma história que se segue ao atentado nos Jogos de Munique, em 1972. O filme mostra a caçada empreendida por um esquadrão do Mossad, a polícia secreta israelense, aos terroristas do Setembro Negro.

Carruagens de Fogo: O filme do diretor Hugh Hudson, de 1981, mostra a preparação e a corrida literal de dois atletas ingleses nas Olimpíadas de Paris, em 1924. Com razões diferentes para disputarem os Jogos, Eric Liddell e Harold Abrahams representam a equipe britânica. A boa história é embalada pela música homônima do grego Vangelis, que se tornou uma espécie de hino esportivo e pode ser vista e ouvida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=WMPZxbdti_Q

Race: A derrota imposta aos nazistas pelo americano Jesse Owens, nos Jogos de Berlim, em 1936, é mostrada pelo diretor Stephen Hopkins. Owens não era uma ativista, mas suas quatro medalhas de ouro foram um duro golpes nas teses arianas do ditador Adolph Hitler e seus fanáticos seguidores.