fbpx

Comunicação assume protagonismo ainda maior em 2021

por | 21/01/2021 | Arena de Ideias

A pandemia trouxe profundas transformações à sociedade e foi um catalisador de tendências em diversas áreas, especialmente na comunicação. O Arena de Ideias, webinar da In Press Oficina, aprofundou hoje (21) a análise das principais tendências que vão marcar 2021.

Estamos na era da nanocomunicação e do conceito “bespoke for billions”, onde o digital encontra o físico.  Líderes e porta-vozes precisam saber falar de maneira eficiente tanto para uma só pessoa como para uma audiência de milhões.

Outras tendências que já estão presentes são a gestão de comunicação omnichannel, o digital first, o empoderamento da liderança e o nomadismo digital. As empresas que assimilarem essa revolução na comunicação têm tudo para estar na vanguarda.

“A comunicação de verdade transforma, e é isso que esses tempos conturbados estão nos mostrando: o poder da comunicação. Gestão omnichannel significa que todos nós vamos ter que ter um preparo muito maior, uma leitura mais apurada de cenários para nos comunicarmos com todos os nossos públicos em vários canais o tempo todo. A comunicação é a nossa janela com o mundo”, afirma a diretora de Curadoria e Conteúdo da In Press Oficina, Miriam Moura.

Outra mudança acelerada pela pandemia é a sensação de que todos nós temos que ser tratados como individuo, não mais como grupo. É aí que entra o conceito da nanocomunicação. Ou seja, tratar a pessoa individualmente, conhecer os seus hábitos e interagir de acordo com essas informações preciosas. É uma comunicação direcionada pessoa a pessoa, que agrega confiança e credibilidade.

“Antigamente se falava em comunicação de massa. Mas o indivíduo quer ser tratado pelo que ele é. A base da nanocomunicação é a empatia. Ela é mais do que nichada, é ultra segmentada. É preciso entender o sentimento naquele momento. Mas se não tenho empatia na comunicação não consigo desenvolver nada. É a customização para bilhões”, explica a jornalista e sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins.

A pandemia reforçou mais uma tendência que já está presente na comunicação, mas que foi ainda mais acentuada: o chamado digital first. É o digital pautando o mundo real, especialmente num momento em que as pessoas estão em home office e precisam ainda mais da tecnologia para se comunicar com seu público.

“O digital first este ano vai virar o ‘digital must’. É quase como uma condição obrigatória para todas as empresas. O digital vem com muito mais força para fazer parte desse ecossistema de comunicação omnichannel, em um contexto que se agrega a outras plataformas. As empresas estão entendendo o poder do digital”, avalia o gerente de Comunicação Digital da In Press Oficina, Felipe Zulato.

Sensorização do digital, Everything as a Service e super apps

A transformação digital, a ressignificação das marcas e a movimentação nas mídias sociais cada vez mais se autorregulando trazem consigo outras tendências em 2021. Uma delas é a sensorização do digital. Isto é, as experiências com vídeo ganham novos valores pós-pandemia.

Outra tendência em alta neste ano é o chamado “Everything as a Service”, modelo de negócio proporcionado pela mudança de hábitos de consumo, na qual a tecnologia transforma tudo em serviço – como o próprio nome já diz. O conceito é comum em áreas como tecnologia da informação, mas deverá expandir para outros setores da cadeia. O Uber é um exemplo desse modelo, ao proporcionar a mobilidade através de um serviço de tecnologia.

Um terceiro movimento que ganha força nessa linha da comunicação aliada à tecnologia são os super apps, que centralizam várias funcionalidades num único aplicativo – como trocar mensagens, realizar pagamentos, acessar a conta do banco e até mesmo fazer compras. “De repente as pessoas foram para casa e não querem ter um monte de aplicativos. O conceito da conveniência, de estar na palma da mão das pessoas, é algo que é uma tendência dada”, ressalta Patrícia.


Baixe agora o seu Guia de Curadoria 2021!


Ouça esse episódio na íntegra pelo Spotify.


Siga nossas Redes Sociais: