Comunicação transformadora traz resultados positivos e muda o cenário de crise

por | 27/08/2020 | Arena de Ideias

Qual é a fórmula para uma comunicação autêntica e transformadora?

 Executivos e gestores públicos de empresas de variados setores deram a receita para impactar positivamente o cenário da comunicação durante a pandemia. O assunto foi debatido no webinar Arena de Ideias, transmitido nesta quinta-feira pela In Press Oficina

A superintendente de Comunicação e Imprensa na Norte Energia S.A, Luciana Galvão, deu um exemplo de como a comunicação pode ser empática e transformar a vida das pessoas através de atitudes inovadoras.

“A gente já se comunica com os povos indígenas desde 2011, mas sempre com as lideranças que falam português. A partir da pandemia estabelecemos uma nova modalidade de comunicação, e agora nos comunicamos na língua dos indígenas. Com isso me comunico com a aldeia inteira. Esse é um projeto inovador, que está trazendo uma repercussão muito positiva”, contou.

Além de Luciana Galvão, o webinar contou com a participação do diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), Ricardo Pena; o assessor de comunicação da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Danilo Fariello; o diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA do Grupo Appian Brazil, Silvio Lima,  e teve a moderação de Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina. 

 

Reinvenção do diálogo

 

Assim como a Norte Energia, o BNDES também precisou se reinventar para adaptar sua estratégia durante a pandemia. Embora fale para públicos distintos, o banco adotou uma interlocução mais próxima e efetiva. 

“Houve um trabalho intenso em redes sociais. Fizemos vídeos tutoriais, falando literalmente como conseguir acesso ao dinheiro do BNDES, que era algo que não existia. Falamos com uma cabeleireira que deixou de demitir seis pessoas em seu salão em Minas Gerais quando conseguiu acesso ao recurso do BNDES”, exemplificou Danilo Fariello.


Como a comunicação autêntica influencia o resultado


Segundo
Ricardo Pena, a comunicação foi um fator essencial desde o início da entidade, criada há sete anos. E tem sido ainda mais importante para superar os desafios criados pela pandemia.

“A comunicação foi um pilar desde o começo. Hoje com a pandemia ela tem nos ajudado muito. Não perdemos receita ou participantes. A comunicação nos possibilitou, nesse momento de crise, estar mais próximo”, disse.

Na mesma direção, Silvio Lima citou um elemento fundamental para a comunicação efetiva e que poucas vezes é colocado em prática: ouvir. “O primeiro passo para a gente se comunicar melhor é ouvir de verdade, de forma ativa. Tudo que a gente faz a gente comunica. Mesmo que não fale nada, você está comunicando”, afirma.

Diante disso tudo, Patrícia Marins afirma que o bate-papo não deixou dúvidas da importância de uma comunicação transformadora para qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atividade.

“Ficou claro o protagonismo da comunicação neste momento de crise. Diferentes setores, mas lições muito próximas. A crise aproximou e nos deu a oportunidade de fazer uma comunicação ainda mais próxima e verdadeira”, disse Patrícia.

Arena de Ideias | Comunicação Transformadora: que lições tiramos da crise?

O Webinar Arena de Ideias da In Press Oficina acontece toda quinta-feira no nosso canal do YouTube.

Leia mais conteúdos sobre enfrentamento de crise que preparamos para você: