Desoneração da folha: o que está em jogo?

por | 23/09/2020 | Impressões

Foto: Adobe Stock

A pauta da desoneração da folha, tema que recentemente entrou para as manchetes dos jornais e colunas sobre política, tem absorvido as energias dos profissionais de relações institucionais governamentais em Brasília.

Isso porque, após um ano intenso no poder e no meio político, empresas de pelo menos 17 setores diferentes estão acionando seus times de RIG em prol da derrubada do veto que concede benefício tributário na folha de pagamento de diversas empresas até o fim de 2021.

A equipe econômica, que já prevê a derrubada do veto marcado para a próxima quarta-feira (30/9), advoga que será necessário instituir um novo imposto para cobrir o déficit orçamentário. Nesse caso, o setor de operações de pagamento poderá arcar com os custos da manutenção da desoneração da folha de pagamento no próximo ano.  

O “limão” do Congresso Nacional pode virar uma “limonada” para o Executivo que luta para colocar de pé o Renda Brasil ou Renda Cidadã, nome sugerido pelo senador Márcio Bittar  para o programa assistencial que viria substituir o Bolsa Família.

Amanhã é dia do Arena.
Confira.

Arte: In Press Oficina

Em uma situação sem precedentes, a pandemia de Covid-19 exigiu transformações em larga escala e alta velocidade. Nas empresas, lideranças assumiram um papel propulsor das mudanças exigidas pelo novo cenário e adotaram como mantra três atitudes: responsabilidade, resiliência e regeneração.

Além disso, melhores práticas ambientais, sociais e de governança (que compõem a sigla em inglês ESG) impactam todos os níveis de uma organização e mudam critérios e estratégias de avaliação de negócios.

Para discutir os desafios de líderes em transformar organizações para o pós Covid-19 e os caminhos para alcançar novas estratégias de negócios, a 25ª edição do Arena de Ideias, nesta quinta (24), às 9h30, traz três convidadas de alta performance em suas áreas de atuação:

Denise Hills, presidente do Conselho do Capítulo Brasil para o Pacto Global da ONU, responsável pela Sustentabilidade da Natura em toda a América Latina – uma marca que há décadas coloca em prática o conceito de Triple Botton Line – e ex Superintendente de Sustentabilidade do Itaú.

Ana Cortat, pesquisadora e estrategista, fundadora da Hybrid Colab (especializada em acelerar processos de regeneração e transformações humanas em líderes e negócios). Também foi vice-presidente de Estratégia da Agência Africa, Pereira&Odell, Isobar e Leo Burnett.

Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina. Jornalista com especialização em Comunicação do Serviço Público pela Universidade George Washington (Washington DC) e em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É especialista em comunicação integrada, com ênfase em posicionamento de imagem, gerenciamento de crise, programas de relações públicas e public affairs.

Amanhã, 9h30! Acesse o link e não perca esse debate inspirador: https://bit.ly/2RPQLUs

No campo e na política

Foto: G1

Políticos adoram usar metáforas futebolísticas em discursos ou exibirem-se em grandes arenas. Nos últimos tempos, as Vossas Excelências têm ganhado de placa dos atletas em um quesito: a contaminação por Covid-19.

Na esfera federal, todos os chefes dos Três Poderes adquiriram a doença. Além do presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e do Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do STF, Luiz Fux, depois de ser empossado.

A lista de autoridades políticas é extensa, inclui ministros de Estado, governadores, parlamentares e ministros de tribunais. Uma das poucas exceções na Esplanada são o ministro da Economia, Paulo Guedes, e vice-presidente Hamilton Mourão que sempre aparece em público com uma companheira inseparável: máscara, com escudo de time de futebol.

Ele é torcedor declarado do Flamengo, time brasileiro que vive um drama com 12 jogadores testados positivo para Covid. Até agora. Com essa baixa, dirigentes do clube correm para convencer a CBF a desmarcar o jogo com o Palmeiras no domingo. O adversário não está disposto a suspender a partida prevista para o estádio Allianz Parque.

A Reflexão

Arte: In Press Oficina

#Hashtags do dia

Arte: In Press Oficina

Números do dia

Arte: In Press Oficina | Fonte: Conass

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital
  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes