fbpx

Economia digital e inovação em foco

por | 30/10/2020 | Impressões

Foto: Getty Images

À parte de tretas do Twitter e pautas congeladas, os eventos da última semana deixaram evidentes a relevância da economia digital e da inovação na pauta política. A divulgação de relatórios da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a economia digital e o setor de telecomunicações no Brasil já davam o tom de uma semana que traria avanços para as políticas públicas de tecnologia e inovação.

Ainda essa semana, o Governo Federal publicou a Política Nacional de Inovação, visando orientar, coordenar e articular estratégia, programas e ações de fomento à inovação no setor produtivo, como forma de estimular o aumento da produtividade e da competitividade das empresas. 

Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou duas importantes resoluções. A primeira, reduzindo barreiras regulatórias às aplicações de Internet das Coisas (IoT) e comunicações máquina-à-máquina (M2M). Já a segunda, revisa condições da faixa de 1,5MHz, chamada de Banda L, otimizando faixas de frequência para o recebimento do 5G.

A orientação é clara. Os investimentos em inovação e tecnologia não apenas ajudarão o país a ampliar a produtividade, mas são estratégicos para o pleito brasileiro para fazer parte dos países da OCDE, conforme declarado pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto. Assim, é esperado que discussões relacionadas a estes objetivos avancem ainda mais rapidamente.

Advocacy e comunicação estratégica

A definição mais básica de advocacy é a representação, promoção ou defesa de interesses ou opiniões. Essa ideia ampla abrange diversos tipos de atividades, inclusive a representação de direitos sociais por meio do relacionamento com o poder público.

Mais do que apenas reivindicar um direito junto aos tomadores de decisão, quando se trata de ser ouvido na arena política, é importante ter muitas vozes falando o mesmo discurso. Tudo isso passa por outras duas palavras-chave: comunicação e propósito.

No processo de defesa de causa, o diferencial está no processo de envolver os diferentes segmentos da sociedade e saber utilizar as ferramentas que possam atrair apoiadores, minimizar os argumentos contrários e potencializar as consequências positivas para sociedade.

Em suma, o advocacy está alinhado a uma estratégica complexa para influenciar e persuadir diferentes públicos e tomadores de decisão, o que inclui ações de comunicação para apoiar esforços na defesa de causa.

O Mapa do Poder, metodologia desenvolvida pela In Press Oficina, ajuda a garantir que as pessoas certas ouçam o que você tem a dizer e tome as medidas alinhadas com a causa. Ele é fruto de um trabalho elaborado por jornalistas, cientistas políticos e especialistas na área, identificando seus stakeholders e as melhores maneiras de se comunicar com eles.

Uma campanha de advocacy alinhada à comunicação estratégica precisa ser criativa e proativa, sendo capaz de abrir janela de oportunidade dentro arena política e ainda manter a tema presente na agenda pública.

Que causa você defende?

Suprema

Foto:  Alamy

Fonte de disseminação de conhecimento e entretenimento, o livro é celebrado em duas datas comemorativas: 29 de outubro, adotada no Brasil para coincidir com o dia de fundação da Biblioteca Nacional; e 23 de abril, consagrada internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Livros começaram a ser publicados no Brasil, depois de o príncipe regente D. João VI ter criado a Imprensa Régia. Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, foi o primeiro livro impresso no Brasil, em 1810.  Ocorreu quatro séculos depois da primeira impressão de um livro, a Bíblia, segundo a técnica criada pelo alemão Johannes Gutenberg.

No Dia Nacional do Livro, a In Press Oficina resolveu presentear os fãs do Arena de Ideias com a última obra de Miguel Nicolelis, o convidado da 30.ª edição do webinar: O Verdadeiro Criador de Tudo – Como o Cérebro Humano Esculpiu o Universo como Nós o Conhecemos.  Foram sorteados dois exemplares entre quem postou stories no Instagram sobre o Arena de hoje. 

A reflexão

Arte: In Press Oficina

Hashtags do dia

Arte: In Press Oficina

Números do dia

Arte: In Press Oficina | Fonte: Conass

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital
  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes