Economia e sustentabilidade: duas palavras que vão muito bem juntas estarão no Arena de Ideias

por | 28/07/2020 | Impressões

Foto: Hypeness

Economia e sustentabilidade na retomada pós-Covid-19 será o tema do Arena de Ideias de quinta-feira, 30/7, que contará com a participação de Nabil Kadri, responsável pela área de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O webinar tem como objetivo trazer soluções e insights para clientes da In Press Oficina e para todo o público que o vem acompanhando nas suas 18 edições.

O debate contará com o vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Kadmo Côrtes; o fundador e diretor da Novo Rio Ambiental, Maurício Gomes; a gerente de Marketing do JK Shopping, Monaliza Maia; e a diretora de Conteúdo e Treinamentos da In Press Oficina, Miriam Moura.

A pauta é bem urbana. Aliás, não é possível falar em cidade inteligente se ela não é sustentável e se seus gestores não aderiram a metodologias como a Lixo Zero, que estabelece como meta o desvio de mais de 90% dos resíduos sólidos dos aterros sanitários.

No mundo, há cidades Lixo Zero onde não há necessidade de coleta pública de lixo. Em Kamikatsu (foto), no Japão, por exemplo, a própria população separa o lixo em 49 frações (tipos de papéis, tipos de plástico diferentes, tipos de metal, vidro, etc.) e dá o destino correto aos resíduos.

“A Itália tem hoje mais de 200 cidades Lixo Zero, que desviam mais de 90% dos resíduos de aterro. San Francisco, nos Estados Unidos, tem um milhão de habitantes e desvia 97%”, conta Kadmo Côrtes. No Brasil, a cidade que tem dado o maior exemplo é Florianópolis: 7% de desvio.

Como a economia sustentável pode ajudar o Brasil a sair da crise e colocar o carro da economia no trilho? Monaliza Maia foi idealizadora do projeto Nossa Horta no JK Shopping, que fica no centro de uma das maiores cidades do Distrito Federal, Ceilândia. Deu tão certo o projeto que o shopping, hoje, investe não apenas na horta para a comunidade, mas no enquadramento Lixo Zero e em uma planta de energia.

Também no Distrito Federal, o empresário Maurício Gomes enfrenta os desafios impostos pela Covid buscando forças na economia verde. Buscou investidores na Europa, os achou em Portugal, e está disposto a atuar em frentes como a da biomassa e geração de energia a partir do lixo. Durante Arena de Ideias, contará sua experiência. Muito para compartilhar!

Arena de Ideias, webinar da In Press Oficina, será quinta-feira, às 9h30. Aguardamos você.

Ministério da Saúde e número de recuperados

Foto: DSenac/Goiás

A principal matéria do site do Ministério da Saúde, hoje, destaca que o Brasil registrou 1.721.560 pessoas recuperadas da doença. No mundo todo, estima-se que cerca de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.

A informação funciona como alívio, mas os especialistas permanecem destacando que é fundamental sair de casa somente quando necessário e redobrar cuidados com higiene e uso da máscara. Dar o exemplo também é importante. Famílias, professores, médicos, lideranças comunitárias, todos têm papel importante no estímulo aos novos hábitos, como ilustra a foto do Senac de Goiás.

Segundo o Ministério da Saúde, o registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (69,3%). No mundo, entretanto, há notícias de novos surtos que preocupam as autoridades. Assim, os novos costumes não devem ser abandonados.

Ruralistas trazem Renovabio de volta à pauta

Foto: Agência Câmara

Desde a semana passada a Frente Parlamentar da Agropecuária tem comemorado o anúncio do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, de que o governo enviaria ao Congresso Nacional uma nova medida provisória para tratar do Renovabio e dos créditos de descarbonização, os Cbios. Ela foi publiucada hoje, numa edição extra do Diário Oficial da União.

A MP 993/2020 autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A proposta era aguardada pelos parlamentares depois do veto do presidente Jair Bolsonaro à alíquota especial de 15% sobre a receita com a emissão de Cbios. Atendendo ao Ministério da Economia, Bolsonaro vetou cinco itens do texto que foram incluídos na MP do Agro, entre eles o artigo 60, que definia a tributação do programa. 

O vice-presidente da região Sudeste da FPA, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), esteve à frente das articulações e defendeu a imposição de metas de descarbonização individuais a cada ano aos setores poluidores, como as distribuidoras de combustíveis fósseis, por exemplo.

Para cumprir essas metas, é preciso comprar os créditos, que, desde abril, são comercializados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Leitura na quarentena

O VOO DA VESPA
Ken Follett
Editora Arqueiro Ltda.
Tradução de Aroldo Netto

Sempre tenha um pé atrás e aguce o senso crítico quando um autor escreve logo na página de abertura de um livro que “parte do que se segue realmente aconteceu”. A mais das vezes, o acontecido, aconteceu e pronto, sem rococós de linguagem e personagens transformados em anjos ou demônios. O romance é cerceado pelo acontecido e ao mesmo tempo, cerceia a criatividade do escritor.

Não acontece com Follett, mas quase. Aqui, ele narra os esforços  os bombardeiros ingleses desesperados de dois irmãos que integram uma célula de espionagem no mar do Norte, numa ilha dinamarquesa ocupada pelos alemães. Freya, codinome da mais avançada invenção nazista, tem possibilitado à força aérea alemã destruir os bombardeiros ingleses numa velocidade alarmante. 

Vale cada centavo, mas não vamos dar mais nenhum spoiler. A foto é da página Jovem Nerd.

A reflexão

Hashtags do dia

Números do dia

Fonte: CONASS

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital
  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes