Estratégia de Sportainment: esta semana você vai saber como o marketing esportivo evoluiu

por | 31/07/2020 | Impressões

Foto: Blog da Floresta

Hoje, esporte é muito mais do que uma paixão refletida nas cores de uma camisa, num corte de cabelo a la Neymar, numa chuteira colorida. Com a evolução do marketing esportivo, transformou-se em entretenimento, encantando e emocionando o consumidor.

Ciosas de seus propósitos, as marcas têm olhado mais longe. Investem em cultura, em responsabilidade social, em sustentabilidade ambiental. Vão além de oferecer, simplesmente, uma entrada para uma competição. Entregam experiências completas.

Eventos como o Pan 2007, a Rio 2016 desenharam novos rumos para patrocínios no país. De lá para cá, o meio acadêmico  avançou. Instituições como a Escola Nacional de Propaganda e Marketing criaram cursos sobre o tema como Sportainment Sponsorship Essentials. 

Para debater o tema, a In Press Oficina receberá, semana que vem, em sua Arena de Ideias, Luiz Eduardo Baptista, vice-presidente de Relações Externas do Flamengo; Manoela Penna, diretora de Comunicação do Comitê Olímpico Brasileiro; e Duda Magalhães, da Dreamers.com.

O evento será quinta-feira, 9h30. Não esqueça de agendar!

Entre os pontos altos da semana no Senado

Foto: Senado Federal

Na quarta-feira (29/7), o Senado Federal aprovou a MP 975/20, que institui o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Originalmente, a MP apenas previa o Peac-FGI (Fundo Garantidor para Investimentos), uma linha de R$ 20 bi em garantias do Tesouro Nacional, voltado para pequenas e médias empresas (PMEs).

Porém, o relator da matéria na Câmara dos Deputados, Deputado Efraim Filho (DEM/PB), criou uma nova linha, o Peac-Maquininhas, que irá dispor de outros R$ 10 bilhões de recursos do Tesouro Nacional em empréstimos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

A matéria não foi alterada pelos senadores e, agora, vai à sanção presidencial, com prazo até 19 de agosto para sanção ou veto (parcial ou total).

Dois filmes: um pra sábado, outro pra domingo

Foto: Netflix

Um Senhor Estagiário (2015) – Netflix 

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de vendas, que cresceu de maneira surpreendente em menos de dois anos. Ela inicia um projeto para contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa. O anúncio atrai Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos que está cansado da vida monótona de aposentado. Ben consegue a vaga e, aos poucos, descobre um novo mundo… e até uma nova e surpreendente amiga. 

Entre Facas e Segredos (2019) – Amazon Prime

Após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais, Harlan Thrombey (Christopher Plummer), é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime. Além de Plummer e Craig, Chris Evans, Jamie Lee Curtis e Toni Collette completam o elenco estelar.

A gente recomenda: The Michelle Obama Podcast

Foto: Getty Images

Que tal fechar a semana com a estreia do podcast da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama? Na última quarta (29/7), ela anunciou o mais novo projeto, que conta com ilustre convidado, o ex-presidente Barack Obama. É claro.

No episódio inaugural, o tema da conversa foi relacionamentos com comunidades e o país. “Em cada episódio, discutiremos os relacionamentos que nos tornam quem somos”, escreveu Michelle em rede social. 

Para além da experiência auditiva, disponível apenas no Spotify, Michelle fala sobre sua vida no livro Minha história e no documentário com mesmo título disponível na Netflix. 

A reflexão

Hashtags do dia

Números do dia

Fonte: CONASS

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital
  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes