fbpx

Inovação e criatividade em tempos de Covid-19

por | 14/05/2020 | Arena de Ideias

Nesta quinta-feira (14), a sexta edição do webinar Arena Ideias com o tema “Inovação e criatividade em tempos de Covid-19” teve o objetivo de reunir líderes de startups que usam a criatividade para produzir soluções inovadoras no combate à pandemia da Covid-19 e cumprir um dos mais importantes papeis da comunicação – dar voz e visibilidade as boas práticas que contribuem para minimizar os impactos da crise atual na sociedade brasileira.

A mesa virtual do debate foi composta por Iseli Reis, CEO da Fleximedical Soluções em Saúde, Matheus Rodrigues, CEO da startup Mamba Labs e por Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina e especialista em gestão de crise e reposicionamento de marcas. 

A duas startups são exemplos do uso criativo da inovação tecnológica no combate à disseminação do vírus e de contribuição efetiva para a sociedade. A Fleximedical utiliza a arquitetura hospitalar para transformar contêineres em soluções de apoio aos hospitais de campanha e dar acesso à serviço de saúde para mais pessoas durante a crise. Já a startup pernambucana Mamba Labs criou o aplicativo Dycovid, voltado para reduzir riscos de contaminação pelo novo Coronavírus. A ferramenta realiza um mapeamento do risco de contaminação por meio da identificação de proximidade entre os celulares das pessoas.

Comunicação como papel fundamental na divulgação de soluções inovadoras

  

Segundo Patrícia Marins, a comunicação tem papel fundamental na divulgação de boas práticas e soluções inovadoras durante a pandemia, como as ações da Mamba Labs e Fleximedical Soluções em Saúde. A jornalista defende a ampliação da rede de comunicação para angariar parcerias para os diversos polos de inovação existentes no país e estimular o aumento no número de soluções em todo território nacional.

“Temos visto brotar a criatividade dos empresários brasileiros em tempos de pandemia. Não adianta termos soluções inovadoras, robustas e com timing perfeito sem comunicá-las. Atualmente, a comunicação é fundamental para ampliar o nível de conhecimento das pessoas sobre ações positivas neste momento de grande luto que estamos vivendo”, disse. 

A Fleximedical Soluções em Saúde investe para suprir a falta de UTIs e possibilitar a realização de exames essenciais no tratamento da Covid-19, como tomografias. De acordo com a CEO Iseli Reis, além da criatividade para propor soluções inovadoras na crise, a startup tem no seu propósito de atuação – prover soluções de infraestrutura na saúde para uma camada maior da população – o grande diferencial que tem refletido significativamente na relação com o mercado, especialmente, com os investidores.

“O propósito da empresa é a nossa mola propulsora. Hoje, cada vez mais, é possível enxergar o propósito das marcas e empresas e isso é o que nos impulsiona a inovar e fazer a diferença para a sociedade. Essa causa forte, fez a nossa relação com investidores se transformar. Atualmente, estamos sendo procurados por investidores dispostos a apoiar nossa ação que visa atender uma necessidade da sociedade, como a falta de UTIs e tomógrafos”, ressalta. 

O CEO da Mamba Labs, Mateus Rodrigues, explica que um dos objetivos principais da startup foi criar uma rede de jovens empreendedores dispostos a contribuir com produtos inovadores no combate à crise sanitária gerada pelo novo Coronavírus, como o aplicativo Dycovid.

 “Temos uma rede de pessoas dispostas a ajudar diante dessa situação ruim. Isso que nos move, em primeiro lugar. Vamos continuar unidos para algo maior no futuro, com essa mesma perspectiva. Da oportunidade com o aplicativo, já vemos a possiblidade de contribuir e aplicações do uso desse tipo de tecnologia em outros cenários, como segurança pública. É o mesmo propósito aplicado em situações diferentes”, ressalta. 

Segundo ele, a empresa já planeja ações para contribuir com o momento posterior ao isolamento social. “Esse tipo de ferramenta é fundamental para evitar perdas. A crise mostrou que a sociedade em geral não estava preparada para uma pandemia. O Dycovid pode também auxiliar a reduzir riscos de contaminação na volta do lockdown”, analisa.

A jornalista Patrícia Marins destaca a necessidade de que os líderes empreendedores tenham inspiração para salvar negócios e também para enxergar o caminho a seguir em momentos difíceis como o atual:

 

“É importante para o empresário esteja rodeado de pessoas que inspiram e esteja aberto a escutar para buscar parcerias com uso de tecnologia e gerar inovação. Além disso, é preciso flexibilidade e resiliência, já que os negócios não serão como antes. Neste contexto, uma comunicação empática e com foco na prestação de serviço é fundamental para transformar e fortalecer reputações”, completa.

Perdeu nosso webinar sobre inovação e criatividade? Assista na íntegra:

 

O Webinar Arena de Ideias da In Press Oficina, acontece toda quinta-feira no nosso canal do YouTube.

Fique por dentro

Quer ficar por dentro de tudo que acontece na política em Brasilia e temas do Arena de Ideias primeiro? Inscreva-se aqui e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos. 

Leia mais conteúdos sobre enfrentamento de crise que preparamos para você: