Mosaico: Covid-19 abala mundo, ameaça economia mundial e isola Michelle

por | 30/07/2020 | Impressões

Foto: Gaúcha ZH

O ano de 2020 já entrou para a história como o ano em que um vírus parou países, freou o consumo, obrigou a novas reflexões sobre família e relações profissionais, levou a avanços e saltos na área da Saúde, pediu a todos os indivíduos solidariedade, solicitou às empresas, estruturação de seus propósitos. Despedidas diárias comovem. Crianças, jovens, adultos, idosos partem vítimas de um inimigo que ainda não se tem como eliminar.  

O segundo semestre começa com a economia abalada e o desejo dos empresários de retomada. Nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto caiu 32% no segundo trimestre, ameaçando a reeleição do presidente Donald Trump. Na Alemanha, a queda foi de 10,1% no mesmo período.

No Brasil, o déficit primário no primeiro semestre foi de R$ 417,2 bilhões. Para piorar, o país é o segundo mais atingido pela Covid-19. Julho termina com o Ministério da Saúde divulgando um total de 91.263 óbitos em decorrência da doença.

Anônimos e famosos, protagonistas das esferas pública e privada têm anunciado que pegaram o coronavírus. Esta semana, foi a vez do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações informar que está se tratando. Hoje, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro (foto), também anunciou que testou positivo e está  isolada. 
Duas ministras que estiveram com ela durante cerimônia — Tereza Cristina, da Agricultura; e Damares Alves, da Mulher — ficarão isoladas até que obtenham resultados de exames.

O país também registrou 57.837 novos casos de coronavírus, depois de ter atingido na véspera um novo recorde diário de infecções, com quase 70 mil casos.    

Veja, em seguida, um mosaico de notícias repercutidas por sites de notícias. Entre eles, a Reuters, e o Poder 360,

  •  O plenário do Senado aprovou, hoje, duas medidas provisórias que destinam recursos para ministérios e Presidência da República no enfrentamento ao novo coronavírus. A primeira MP, a 941, destina R$ 2,1 bilhões de reais, a maior parte para a pasta da Saúde. A outra, a MP 942, prevê o repasse de 639 milhões de reais para a Presidência e três ministérios no combate ao Covid-19. Agora,  as matérias seguem para a promulgação.
  • O governo do Paraná anunciou que está finalizando um acordo com o laboratório Sinopharm para testagem e produção da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela estatal chinesa. Segundo o Estado, a expectativa é a de que o processo possa começar até o final de agosto.
  • Os testes no Paraná serão coordenados pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná). Diretor-presidente do instituto, Jorge Callado disse que “além dos estudos clínicos, estamos trabalhando com a questão de transferência de tecnologia para o país, fortalecendo o Paraná e o Brasil na área da saúde“.  

Alcolumbre deve manter sessões virtuais. Relações Governamentais continuam evoluindo a distância

Foto: Wikipedia

São 513 deputados federais e 81 senadores trabalhando a distância, com poucas reuniões presenciais, regadas a álcool gel e muito cuidado para bicar um cafezinho. Muitos gostariam de retomar as atividades como antes, mas ainda não é possível.

 Assim como os parlamentares, servidores que trabalham no Congresso Nacional, jornalistas que cobrem o poder em Brasília, lobistas, representantes de entidades têm sido obrigados a se adaptar ao trabalho via videoconferência, lives e o bom e velho telefone. Aqueles que têm obrigação de estar nos plenários da Câmara e do Senado o fazem com rotina totalmente alterada. Há um rodízio que tenta evitar a excessiva exposição dos funcionários.

Embora o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ) seja mais resistente a voltar com as atividades presenciais em breve, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) cogitava o retorno a partir de agosto. Médicos e especialistas, entretanto, estão atuando para dissuadi-lo. 

Leitura de quarentena — mestra do policial

Foto: WNYC

A quarentena está cansando a beleza e seu sono está desregulado? Para controlar a mente, relaxar o corpo e se permitir momentos gostosos de leitura, uma dica é mergulhar nas deliciosas histórias de Agatha Christie. Quer ver?

Poirot coçou o nariz. – Já considerou que ela poderia ser uma mulher misteriosa, alguém com um passado? – Ela era apenas a Sra. McGinty, disse Spence, uma mulher sem muita instrução, que sublocava quartos e trabalhava fazendo faxina. Existem milhares delas na Inglaterra. – Mas elas não costumam ser assassinadas meu caro.

Neste livro, Poirot, interpretado no cinema preto e branco pelo memorável David Suchet, terá que correr contra o relógio para resgatar um homem inocente e salvar a própria vida. Aqui, Agatha Christie combina seu enorme talento para criar histórias instigantes com um inesperado toque de humor (inglês, está claro, mas não se pode ter tudo nesta vida), fazendo do livro um dos seus mistérios mais surpreendentes e divertidos.

A reflexão

Hashtags do dia

Números do dia

Fonte: CONASS

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital
  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes