fbpx

Outras histórias da guerra

por | 16/07/2021 | Impressões, Notícias

Cena do filme “Apocalypse Now: Final Cut” 

Foto: Divulgação/Paramount

A Guerra do Vietnã dizimou vidas e governos, transformou comportamentos e inspirou a geração paz e amor. Não por acaso, rendeu vários livros e um filmaço, Apocalipse Now, um dos mais importantes da história do cinema mundial.

Dirigido por Francis Ford Coppola, a produção de 1979 até hoje divide opiniões entre os que o veem como um manifesto pacifista ou uma peça bélica ao discutir os efeitos da destruição sobre a mente humana.

O filme ganhou a Palma de Ouro e foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme. Em 2001, foi lançada uma versão estendida, Apocalypse Now Redux, com 49 minutos de cenas inéditas e uma reedição da versão original. Está disponível no Google Play, sem legendas ou áudio em português.

Para quem quer se aprofundar no tema há duas boas opções de livros: Vietnã – A guerrilha vista por dentro (Expressão Popular) e A História da Guerra do Vietnã (M. Books). O primeiro é uma grande reportagem do jornalista australiano Wilfred G. Burchett, que acompanhou as ações da resistência vietnamita entre 1963 e 1964, com suas armas rústicas, túneis sem fim e o apoio de homens, mulheres, jovens, idosos e crianças.

A História da Guerra do Vietnã, do historiador americano Andrew Wiest, é um relato ilustrado de toda a guerra que marcou os anos 1960 e 1970 e chegou a reunir 500 mil soldados americanos no país asiático.

Crédito(foto): Divulgação/Paramount