Para conter crise, presidente do Banco Central mantém agenda intensa com investidores

por | 14/07/2020 | Impressões

Foto: Sérgio Lima | AFP

Peça central para a formulação e execução de políticas de enfrentamento aos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, vem conduzindo agenda intensa. Apenas hoje (14/7), Campos Neto se reuniu com o presidente do grupo japonês Sumitomo, Yoshio Hishida; com representantes do Facebook e do Whatsapp, para tratar de questões referentes ao Whatsapp Pay; e com investidores, em teleconferência organizada pelo Citibank.

Dias cheios como o de hoje são recorrentes para o presidente da principal autoridade monetária do país. Além dos muitos encontros com ministros de Estado, Campos Neto tem sido figura constante em reuniões com investidores, corretoras e bancos de dentro e fora do país.

Em julho, Campos Neto teve ao menos 8 encontros com bancos privados e companhias de investimento. Foram apenas 3 dias sem reuniões institucionais com investidores ou apresentações do cenário macroeconômico ou das ações do BC para empresas do ramo.

Essa estratégia, aliada ao avanço das principais pautas do BC, como a Agenda BC+ e o Open Banking, visa assegurar que o Brasil seja um destino atraente para investimentos estrangeiros, preparando o terreno para a retomada da economia.

10% do Senado Federal contraiu Covid-19

A semana começa com o marco de dez por cento dos senadores, do total de 81, contaminados pelo novo coronavírus. A oitava senadora que testou positivo para covid-19 é Leila Barros (PSB/DF), confirmada no último domingo (12/7). Além de Leila, testaram positivo para doença os senadores Nelsinho Trad (PSD/MS), Sérgio Petecão (PSD/AC), Prisco Bezerra (PDT/CE), Rogério Carvalho (PT/SE), Jayme Campos (DEM/MT), Mara Gabrilli (PSDB/SP) e o presidente Davi Alcolumbre (DEM/AP).

O cenário é preocupante e ameaça a pretensão de retomar os trabalhos presenciais em agosto para votação de indicações de autoridades pelo Poder Executivo. A Casa é composta, em grande parte, por senadores do grupo de risco, que chegaram a ser dispensados dos trabalhos ainda em março.

Segundo informações da Secretária Geral da Mesa do Congresso Nacional, ambas as Casas Legislativas adotaram rigoroso controle para entrada em suas dependências como forma de conter a propagação do vírus.

Debates sobre Reforma Tributária ganham corpo na Câmara

A contragosto do Poder Executivo e do Senado Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), anunciou na tarde de hoje (14/7) que os debates em torno da Reforma Tributária iniciaram oficialmente amanhã (15/7).

A discussão, a princípio, será apenas entre os deputados, de forma virtual, já que no Senado Federal há grande dificuldade para o retorno das atividades das comissões mistas e muitos senadores cobram que as discussões sejam realizadas de forma presencial.

Assim, Maia busca pressionar pelo retorno da comissão mista da Reforma Tributária. Espera-se também a retomada das atividades da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, tema que a Câmara passou a conduzir após a chegada do PL 2630/20, chamado de PL das Fake News. Na tarde de hoje, o procurador-geral da República, Augusto Aras, rejeitou o pedido de suspensão da comissão feito por deputados alinhados ao presidente Jair Bolsonaro.

Reforma Tributária será tema do próximo Arena de Ideias

Já na quinta-feira (16/7), o Arena de Ideias, webinar semanal da In Press Oficina, debaterá a “Reforma Tributária e o Desenvolvimento da Economia”. Na ocasião, a sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins, receberá na mesa virtual o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF) e mentor da PEC 45/19, proposta de reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados; Mário Sérgio Carraro Telles, gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Kleber Cabral, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional).

Inscreva-se e receba o link de acesso ao webinar: https://bit.ly/2ZpVxg7

Hashtags do dia

Números do dia

Você conta com os times de Public Affairs e Comunicação Digital em Brasília. Somos especializados em:

  • monitoramento de redes sociais
  • business intelligence
  • treinamento de porta-vozes
  • mapeamento de stakeholders
  • monitoramento do ambiente de poder
  • pesquisas junto ao Executivo e Legislativo
  • estratégias de Public Affairs
  • advocacy
  • soluções LGPD
  • comunicação estratégica
  • conteúdo para redes sociais
  • comunicação digital