fbpx

Tendência nas organizações, o podcast conquistou o Brasil! Saiba porquê

por | 21/10/2020 | Notícias

O curso O consumo dos podcasts, espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos, caiu no gosto do brasileiro e a procura cresceu nos últimos anos. Levantamento realizado pela plataforma Deezer registrou um crescimento de 67% no consumo nacional de podcast somente em 2019. A pesquisa considerou usuários de outras plataformas de streaming de podcasts, como Spotify, Apple e Google Podcasts.

Com o início da pandemia e a procura por informação e entretenimento, a busca pelos podcasts aumentou ainda mais no Brasil. De acordo com o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil é o terceiro país do mundo em produção de conteúdo para essa mídia e lidera o ranking de países onde a produção de podcast mais cresceu durante a pandemia.

 

Tendência que conquistou o Brasil

 

Para Miriam Moura, diretora de Curadoria e Desenvolvimento de Produtos da In Press Oficina, o podcast tem conquistado um número cada vez maior de adeptos em todo o mundo e é uma tendência que veio para ficar.

A diretora da In Press Oficina diz que o podcast conquistou o público brasileiro pelo formato ágil, versátil e a variedade de conteúdo.

“O podcast é um produto que agrega a credibilidade da mídia profissional com apuração jornalística de conteúdos noticiosos, à flexibilidade das plataformas móveis e dos smartphones. As pessoas podem consumir e se informar em qualquer lugar, mesmo enquanto fazem outras tarefas”, disse.

Um dos profissionais de comunicação mais renomado do Brasil, o jornalista da rádio CBN, escritor e palestrante, Mílton Jung, lembra que o mercado de áudio está em plena expansão e impulsiona a demanda por podcast.

“Quem faz rádio não pode abrir mão de fazer o podcast. Hoje em dia, as grandes empresas de tecnologias estão disputando o mercado de áudio”, afirmou Jung, durante participação no webinar Arena de Ideias, transmitido pela In Press Oficina em setembro

Soluções Audíveis para a sua organização

A tendência mundial também trouxe um olhar das organizações para a produção de Podcast para os públicos internos e externos. O relacionamento multicanal tornou-se item indispensável na estratégia de Comunicação das empresas.

Ter uma identidade sonora própria virou quase obrigação em um momento em que o mercado busca uma integração em todos os canais da marca. Observando essa demanda do mercado, desde o início de 2019, a In Press Oficina oferece Soluções Audíveis para os clientes, entre os serviços estão a criação de brand voice, podcasts, rádio corporativa, sound logo e muito mais.

Também faz parte das soluções o Podtraining, um treinamento completo que capacita gestores de Comunicação para aprenderem sobre o formato e técnicas de como montar o podcast da sua organização. Com a pandemia, a oficina é aplicada 100% online.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Executivo (Funpresp), Associação dos Diplomatas do Brasil (ADB) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) são alguns dos clientes que já entraram no universo do Podcast. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a In Press Oficina foi responsável por ajudar a equipe na formatação e criação do Podcast do órgão, o Clica e Confirma!

Clique nos links para ouvir as produções diretamente pelo Spotify.

 

Arena de Ideias

 

E, é claro, a In Press Oficina também tem o seu próprio Podcast! Desde o início do ano, o Arena é transmitido ao vivo pelo Youtube, mas agora passa a ser multiplataforma e a levar informação de verdade para as pessoas ouvirem de onde e quando quiserem.

O podcast do Arena de Ideias está disponível no Spotify e no Google Podcast.

Cliquei aqui para ouvir no Spotify.

Clique aqui para ouvir no Google Podcast.

Leia mais dos nossos conteúdos

Vamos melhorar a comunicação de sua instituição juntos.

Escolha como prefere falar com a gente.

   +55 61 3049-9550

Prefiro ser contactado por: