Para Appy, aprovação da reforma tributária pode ser a diferença entre o governo realizar ou não políticas públicas no pós-pandemia
Segundo Bernard Appy, idealizador da PEC 45/2019, uma das propostas de reforma tributária mais avançadas no Congresso Nacional, o avanço do tema pode ser o diferencial para que o governo consiga atuar no contexto pós-pandemia.
“A aprovação da reforma tributária pode ser a diferença entre a solvência e a insolvência do setor público brasileiro. Ou seja, do poder público poder realizar políticas públicas. Ela se tornou ainda mais importante por conta do endividamento decorrente da pandemia”, afirma Appy durante a live Arena de Ideias realizada na manhã de hoje (16).
Além do economista, o webinar contou com a participação de Mário Sérgio Carraro Telles, gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Kleber Cabral, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) e teve a moderação de Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina e especialista em gestão de crise, imagem e reputação.
A reforma tributária depende do tema no Congresso
Com o tema “Reforma Tributária e Desenvolvimento da Economia”, o webinar trouxe o debate no momento em que Senado e Câmara dos Deputados travam uma disputa sobre o protagonismo na questão e a possibilidade de desenvolvimento dos debates durante as sessões não presenciais.
Assim como Appy, o gerente da CNI, Mário Telles, também não enxerga como a atuação governamental pode ocorrer sem o avanço real do tema no Congresso.
“Uma das formas de auxiliar na retomada pós-pandemia, tendo em vista a queda na receita que deve se agravar ainda mais, são as reformas estruturantes”, afirmou.
Já para o presidente do Sindifisco, é importante discutirmos a simplificação proposta pela PEC 45/2019, mas a reforma tributária deve ser mais ampla, usada também no combate à desigualdade.
“Precisamos tornar o sistema mais justo, respeitando a capacidade contributiva. É preciso diminuir os impostos sobre o consumo e tributar mais a renda e o patrimônio, assim podemos de fato ajudar na retomada da economia. Tenho dúvidas se a simplificação sozinha entrega um retorno rápido para a sociedade”, afirmou.
Kléber Cabral também reforçou a importância no combate à sonegação. “Mesmo com esse sistema cheio de problemas, se todos pagassem seus impostos, poderíamos diminuir a carga tributária em 20%. Precisamos de uma legislação que fortaleça a administração tributária”.
Patrícia Marins lembrou que, para que o debate ganhe o alcance necessário, é preciso se aproximar da população.
“A comunicação assertiva é muito importante nos grandes temas que determinam o futuro do nosso país. A maneira como interpretamos, comunicamos e colocamos nosso ponto de vista pode determinar o sucesso desta reforma tributária”
O próximo tema será “Saúde na era da informação: ciência de dados para a inovação na indústria e no setor público”.
Perdeu nosso webinar sobre “Reforma Tributária e Desenvolvimento da Economia”? Assista na íntegra:o papel da imprensa
O Arena de Ideias é o webinar semanal da In Press Oficina que reúne especialistas para debater questões atuais e é transmitido pelo youtube da In Press Oficina
Fique por dentro
Quer ficar por dentro de tudo que acontece na política em Brasilia e temas do Arena de Ideias primeiro? Inscreva-se aqui e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos.

Arena de ideias consolida espaço de debates entre setores público e privado em 2020
A In Press Oficina realizou nesta quinta-feira (17) o último Arena de Ideias de 2020, que teve...

Especialistas falam sobre a reinvenção das relações profissionais e apontam que 2021 será “extensão” de 2020
A pandemia transformou o mundo corporativo e trouxe novos desafios para a gestão das...
Leia mais conteúdos sobre enfrentamento de crise que preparamos para você:

Comunicação assume protagonismo ainda maior em 2021
A pandemia trouxe profundas transformações à sociedade e foi um catalisador de tendências em diversas áreas, especialmente na comunicação. O Arena de Ideias, webinar da In Press Oficina, aprofundou hoje (21) a análise das principais tendências que vão marcar 2021.