O ano de 2020 traz desafios e acelera inovações e mudanças. Em meio à pandemia, vimos os serviços de streaming se consolidarem como uma das principais plataformas para o consumo de conteúdo. O propósito se mostrou ponto fundamental e indispensável para a conexão efetiva entre pessoas, marcas e conteúdo.
A Arena de Ideias desta quinta-feira (1º) abordou como o streaming e o propósito estão moldando a programação e a comunicação entre marcas e espectadores.
A discussão envolveu personagens de diferentes esferas comunicacionais. Participaram da 26ª edição do Arena de Ideias Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais do Grupo Globo e head do Globoplay; Marcella Monteiro de Barros, cofundadora dos movimentos União Rio e União Amazônia Viva; Denise Nakamizu, produtora-executiva do Smithsonian Channel Brazil e Fernanda Menegotto, cofundadora e diretora executiva da Vbrand. A mediação foi de Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina e especialista em gestão de crise e reputação.
Marketing na medida certa
A mudança na maneira de dialogar com as pessoas, com estratégias de marketing mais inteligentes e menos invasivas, foi destacada por Fernanda Menegotto.
“A lógica interruptiva de consumo de conteúdo vai ficando para trás, perdendo força. A audiência controla cada vez mais o que vê e quando vê. Toda e qualquer oportunidade de parceria precisa ganhar espaço com o consumidor e não só comprar espaço na grade de programação”.
O streaming chegou para ficar
As aparições mais alinhadas com os propósitos dos telespectadores, produtores e marcas ficam mais evidentes com a chegada de novas tecnologias. Para Erick Brêtas, a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, favorecendo o streaming.
“O streaming mudou de patamar durante a pandemia. Não foi uma mudança daquelas que, quando as coisas terminam, voltam ao que era antes. Mudou para ficar neste novo patamar”, afirmou o diretor de Produtos e Serviços Digitais do Grupo Globo e head do Globoplay;
Com um ano de operação do Smithsonian Channel Brazil, Denise Nakamizu, produtora-executiva do canal, contou que a pandemia foi desafiadora, já que as produções precisaram ser paralisadas e o planejamento da programação teve que ser refeito. Nakumizu disse que o maior desafio foi oferecer alternativas para as pessoas atravessarem a pandemia.
“Tentamos fazer uma forma de escape para dar às pessoas um alívio. Ficar em casa, mas poder viajar um pouco pelo mundo”.
Com a sensibilidade amplificada durante o isolamento social, Fernanda Menegotto reforçou a importância de saber se comunicar com o consumidor.
“O branded entertainment audiovisual é uma oportunidade das marcas tratarem seus consumidores como uma audiência, de comunicar seu propósito de uma forma que engaje e conecte com o coração. Se a gente trilhar um caminho de intervenção, vamos terminar com um conteúdo menos autêntico e que não converse com o distribuidor.”
Conexão entre espectadores e propósito das marcas
Marcella de Barros, que também é produtora do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, ressaltou:
“O telespectador deve ser tratado como um rei e estar sempre em primeiro lugar”. “A autenticidade é percebida pelas pessoas. Não tem mais mundo offline, está tudo muito exposto, escancarado. Quanto mais verdade trabalhar, melhor será para o cliente, sua marca e quem está assistindo vai perceber isso”, afirmou.
Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina, complementou o pensamento dos participantes. Ela reforçou que a boa comunicação se faz de forma ética e verdadeira.
“A reputação se constrói não pelo que falamos da marca, mas pelo que os outros falam dela e a percepção que é criada por uma cadeia absurda de stakeholders. Se não tiver propósito genuíno, não tem como a gente gerar conexão com a sociedade de maneira nenhuma.”
Na visão de Erick Brêtas, o conteúdo com propósito, alinhado a um serviço de qualidade, pode gerar uma contribuição social das empresas e trabalhadores.
“Aquela conexão de sentar na frente daquela caixa que vai te contar uma história, te levar para um universo ou te informar sobre o mundo, isso é muito especial”, concluiu.
Arena de Ideias | Tv, Streaming e Propósito: construindo a programação do futuro. Assista na íntegra:
O Webinar Arena de Ideias da In Press Oficina acontece toda quinta-feira no nosso canal do YouTube.
Fique por dentro
Quer ficar por dentro de tudo que acontece na política em Brasilia e temas do Arena de Ideias primeiro? Inscreva-se aqui e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos.

Arena de ideias consolida espaço de debates entre setores público e privado em 2020
A In Press Oficina realizou nesta quinta-feira (17) o último Arena de Ideias de 2020, que teve...

Especialistas falam sobre a reinvenção das relações profissionais e apontam que 2021 será “extensão” de 2020
A pandemia transformou o mundo corporativo e trouxe novos desafios para a gestão das...
Leia mais conteúdos sobre enfrentamento de crise que preparamos para você:

Comunicação assume protagonismo ainda maior em 2021
A pandemia trouxe profundas transformações à sociedade e foi um catalisador de tendências em diversas áreas, especialmente na comunicação. O Arena de Ideias, webinar da In Press Oficina, aprofundou hoje (21) a análise das principais tendências que vão marcar 2021.