fbpx

SXSW: destaques do primeiro dia

por | 17/03/2021 | Notícias

Os debates do South by Southwest (SXSW) são uma imersão nas tendências e inovações que vão transformar o mundo nos próximos anos. Nesta edição, serão 200 sessões divididas em sete principais temas:

  • Uma nova urgência;
  • Desafiando o mundo da tecnologia;
  • Resiliência cultural;
  • O renascimento dos negócios;
  • Transformando o cenário do entretenimento;
  • Conexão na desconexão;
  • Um futuro inexplorado.

O evento está acontecendo em um cenário totalmente on-line. Um dos destaques é o SXSW Online XR, em que os participantes podem acompanhar painéis, eventos especiais e um cinema virtual de dentro da réplica virtual da cidade de Austin,
no Texas.

Temos muito conteúdo sendo compartilhado ao mesmo tempo! Aqui, você pode conferir os destaques imperdíveis que a equipe de Curadoria da In Press Oficina separou:

Amy Webb divulga o 2021 Emerging Tech Trend Report

O grande destaque do primeiro dia foi a apresentação da futurista Amy Webb, fundadora do Instituto Future Today, que divulgou o relatório de tendências de tecnologias emergentes de 2021 em seu painel. O documento, lançado anualmente no SXSW, identificou 500 tendências, representando um aumento de 22% em relação a 2020.

Dentre as tendências, Amy trouxe as ferramentas que usamos no corpo, a exemplo dos óculos inteligentes. O movimento, batizado por ela de “você das coisas” (you of things), tem relação com a expressão “internet das coisas”, e é uma das grandes tendências deste ano.

Newsletters estão na vitrine principal dos produtos de mídia

A newsletter está cada vez mais se tornando um produto autônomo e carro-chefe em empresas de mídia, gerando fontes de receita para muitos jornalistas e redatores e com crescente influência em conteúdo.

Este foi o tema do painel “Newsletters: The New Flagship Media Product”, que despertou atenção de profissionais de comunicação no primeiro dia de evento.

Judd Legum, da prestigiada newsletter “Popular Information”, sobre poder e política, falou sobre como obter enorme sucesso com esse formato de mídia que cresceu muito nos últimos meses. A newsletter de Judd tem hoje mais de 138 mil assinantes, segundo a Bloomberg, e influenciou muitas empresas norte-americanas a suspenderem doações eleitorais para envolvidos na invasão ao Capitólio.

Ao falar sobre o enorme sucesso e influência da “Popular Information”, considerado um caso especial pela hostess do painel, a repórter de mídia da Axios, Sara Fisher, Judd Legum disse que há alguns desafios, mas o importante é manter independência de opinião para se firmar como um veículo de mídia independente. Outra questão é encontrar a audiência, mesmo que no início não seja tão numerosa.

Alex Lieberman, CEO do Morning Brew, também um projeto de empresa de mídia com muito êxito hoje (estimado em US$ 75 milhões). Ela destacou que o fundamental é garantir um conteúdo de muita qualidade que mantenha leitores. A Morning Brew é hoje referência para millenials em busca de geração de negócios.

Toda a empresa deve se tornar “software company”

No mundo pós-pandemia, qualquer empresa precisa se transformar em uma companhia de software. Essa foi a “aula” de um dos principais painéis do primeiro dia. A conversa foi entre Jeff Lawson, cofundador e CEO da Twilio e o CTO (Chief Technology Officer) da Amazon, Werner Vogels, sobre “Every company needs to become a software company”.

Numa sala repleta de brasileiros, Lawson apontou os principais focos para a transformação em empresa de software. A Twilio é uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo, e sua avaliação triplicou em 2020.

Como fazer?

Comece com equipes pequenas e vá medindo o progresso, com “experimental mindset” e foco no cliente, disse Lawson. Ele lembrou que ninguém sabe a resposta certa do que vai ser a “next big thing” em tecnologia, então temos que ir experimentando.

Lawson é autor do best-seller “Ask your developer”, em que mostra como as empresas precisam aproveitar o poder do desenvolvedor de software para vencer no século 21. Os dois speakers falaram sobre como as empresas de qualquer ramo devem administrar seu negócio com as metodologias do Vale do Silício.

As inovações do festival na pandemia:

Muitos brasileiros inscritos estavam interessados no SXSW XR, a plataforma de Extended Reality, tecnologia que abrange várias formas de imersão e interação, como Realidade Virtual, Realidade Mista e Realidade Aumentada. Esta foi a boa surpresa do SXSW Online em 2021, pois os organizadores do festival recriaram virtualmente os locais simbólicos de Austin, a charmosa cidade texana sede do festival, que todo mundo sente falta.

Mentorias foram outro ponto alto desta edição on-line, com muito foco em desenvolvimento de business e de transformação digital.

Outra novidade do SXSW em 2021 é a possibilidade de acompanhar as sessões em telas de TV, em aplicativos web, vídeos e plataformas de mentorias. Estão disponíveis em streaming, sete dias por semana em cinco canais.

O Clubhouse está sendo um verdadeiro “ativador” do SXSW Brasil com salas de “happy hour” rolando todos os dias, às 19h. Um review importante das discussões do dia.

O que rolou nas redes:

O Twitter é o grande palco das discussões sobre o evento: 55% do conteúdo deste primeiro dia foi registrado na plataforma, com 35% em portais e 10% no Facebook.

Entre os principais publicadores, estão veículos e empresas voltados para a área da comunicação, como Época Negócios, Meio&Mensagem, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, CBN e Chicken or Pasta, que acompanham o evento e trazem os destaques dos painéis.

Alguns assuntos trabalhados foram o avanço de startups brasileiras, trabalho remoto e acesso a fundos de investimentos para mulheres, além de publicações que trazem as informações sobre como o evento funcionará neste ano.

Além da curadoria dos painéis, um destaque foi a expectativa dos fãs de Demi Lovato para o documentário “Demi Lovato: Dancing With the Devil”, que estreou ontem no SXSW Film Festival. A produção aborda a luta da cantora contra o vício. Portal Lovato, Demi Lovato Brasil, Lovatics Brasil e Demetria Brasil são perfis do Twitter que aparecem como principais publicadores.

No Brasil, o evento não entrou para os trending topics. Já nos Estados Unidos, segundo o site trends24, a hashtag #SXSW chegou a ser o 9º assunto mais comentado do dia, porém a ferramenta não informa quantos tuítes foram feitos com a tag.