fbpx

SXSW: destaques do segundo dia de festival!

por | 17/03/2021 | Notícias

Esta quarta-feira (17) foi o segundo dia de SXSW, em sua versão totalmente online. A presença de Yuval Noah Harari (do best-seller “Homo Sapiens”), foi o grande destaque

Temos medo da inovação?

Numa sala lotada de brasileiros, o escritor Harari foi o centro das atenções no painel “Why Do We Fear Innovation?”, junto com a atriz e neurocientista Mayim Bialik, conhecida pela atuação nos seriados Blossom e The Big Bang Theory. A mesa foi mediada pelo fundador da Tech Open Air, Niko Woischnik. Harari fez a comparação de que para ser médico você precisa de diploma, mas não para ser programador, embora um programador seja um profissional que hoje define a sociedade. Ele afirmou que, historicamente, a ficção convence muito mais do que a informação científica. A lógica e a razão do nosso cérebro são afetados pelas emoções, julgamentos, contexto social, cultural, as pressões da sociedade e do ambiente em que cada um está inserido. Infelizmente o ser humano tem uma facilidade de ligar e desligar seletivamente a sua faculdade crítica e racional. Informação não é a verdade absoluta.

Fake News também é informação. “Veja por exemplo o que aconteceu quando a internet chegou. As pessoas acharam que, como teríamos mais informação compartilhada, isso iria propiciar mais liberdade, ampliar o pensamento científico e racional. E isso nunca aconteceu. Porque informação não é verdade. Ficção também não é verdade. Assim como durante a revolução da imprensa escrita (invenção da tipografia) na Europa no século 15 e 16. Os livros mais lidos não eram os científicos. Não eram os livros de Copérnico e de Galileu. O que mais liam eram os manuais de ‘caça às bruxas’. Esta era a loucura do momento. Mulheres sendo mortas como bruxas pela comunicação de massa impressa que existia no momento. Esta era a manipulação da época. Não diferente da manipulação que vivemos nos tempos atuais com as novas tecnologias. E eu espero que a curva de aprendizado seja mais rápida. As pessoas precisam acreditar que não é porque está escrito aqui ou ali que algo seja verdade”.

Yuval Noah Harari, autor do best-seller “Homo Sapiens”, durante a mesa do SXSW

Como construir uma comunidade online mais autêntica:

Com o David Dobrik, que fundou o novo app de fotos Dispo. A mesa “How to Build a More Authentic Online Community  debateu sobre como criar redes sustentáveis e dinâmicas.

Criando através da crise

A mesa “Creating Through a Crisis” discutiu como a criatividade pode nos ajudar a superar crises e moldar o mundo pós-pandemia.

A cena brasileira – startups

O brasileiro Pedro Waengertner revelou como o cenário de startups no Brasil está efervescente e cheio de oportunidades na “Brazil’s Startup Scene: 12 Unicorns in Only 3 Years”

Gender, Race and the Modern Brand Rethink

Com uma das líderes da Nike, a mesa discutiu como valores sociais e identidade viraram temas importantes para as marcas.

Fique por dentro da cobertura nas redes:

A movimentação nas redes começou desde cedo. Até as 17h de hoje, foram 233 menções ao SXSW.

Desta vez, ao contrário do primeiro dia, os portais publicaram mais sobre o evento. Entre as 183 matérias, o destaque ficou para o documentário da cantora Demi Lovato, exibido 16/03, no qual ela chocou os fãs ao revelar ter sofrido abuso na adolescência e na noite de sua overdose em 2018.

Estadão e Folha de São Paulo reverberaram o assunto.

Clique para ler: http://bit.ly/3tAVo5L e http://bit.ly/3qQpoc0

A produção de matérias sobre os painéis do dia seguiu como tendência. A Época Negócios, responsável por diversos artigos, falou das tendências de negócios para empreender em 2021 e de como construir comunidades online mais autênticas.

A produtora de conteúdo B9 deu destaque para o keynote de Stacey Abrams, escritora, ativista política e membro do Partido Democrata.

A atriz Mariana Xavier usou o Twitter para agradecer a repercussão de sua personagem no filme “Medida Provisória”, exibido na noite de ontem. Já nos stories do Instagram, o perfil oficial do filme comemorou a presença do ator americano Elijah Wood na transmissão.

A escritora Rosana Hermann demonstrou interesse em assistir a palestra de Yuval Noah Harari no SXSW mas criticou o valor pago para ter acesso ao conteúdo do festival.