fbpx

Tecnologia 5G proporciona aumento de velocidade, conexão e inclusão, apontam especialistas

por | 24/06/2021 | Notícias

Com leilão previsto para o segundo semestre, 5G traz avanços significativos ao conectar um maior número de pessoas e transformar o cotidiano da sociedade

Prevista para chegar às capitais brasileiras em 2022, a tecnologia 5G vai revolucionar o uso e acesso à internet e proporcionar aplicações inimagináveis nos mais variados setores da economia. Com velocidade 20 vezes maior que a atual, cobertura ampla e conexões mais estáveis, a nova geração da internet móvel permitirá conectar vários objetos ao mesmo tempo. Mais do que isso, o 5G vai promover inclusão e democratizar o uso da internet. O Arena de Ideias desta quinta-feira (24) discutiu com especialistas os impactos e desafios da tecnologia 5G.

“É um caminho sem volta. A tecnologia entrou ainda mais na vida das pessoas e vamos precisar de uma conectividade móvel mais eficiente. O 5G vai trazer um ganho inclusive para que as tecnologias anteriores funcionem melhor, porque desafoga o peso que está hoje no 4G e no 3G. As características técnicas do 5G permitem que se faça um uso inteligente da rede”, afirmou a diretora de Marca e Comunicação Corporativa da Ericsson, Luciana Leite.

Ela explica que há anos a empresa desenvolve as pesquisas sobre o uso do 5G e as mais variadas utilidades da nova geração de internet. “O Brasil é um país que tem uma altíssima capacidade tecnológica e já depositamos 170 famílias de patentes feitas por pesquisadores brasileiros. Em outros países onde o 5G já foi instalado e está em fase mais avançada, como o Reino Unido, a gente já está fazendo implementações de casos de uso, conectando ambulâncias. Já há todo um trabalho de cidade conectada onde se ganha tempo e pode-se salvar situações de saúde importantes”.

O coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Márcio Nobre Migon explica que a tecnologia tem o potencial para trazer novas aplicações e transformar a atividade em vários setores da economia, como a telemedicina, indústria e o agronegócio. E, para a população, Migon destaca que o 5G ampliará o acesso à rede e poderá levar a internet a locais longínquos.

“O 5G vai habilitar uma gama sem fim de novas aplicações, startups e ecossistemas. Do ponto de vista macroeconômico, o impacto é muito grande para o pós-pandemia. E o lado humano também importa muito. É sobre ter nossas crianças conectadas com seus professores, de forma segura. Temos a necessidade humana de estar junto e interagir”.

Para a sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins, além dos benefícios em cobertura, conexão e velocidade, é fundamental aproveitar a nova geração da internet móvel para trazer avanços à sociedade como um todo.

“O 5G é um tema que necessita de maior entendimento da sociedade. É preciso falar sobre a falta de acesso à internet, e sua veiculação. Falta diálogo no país, envolvido em polêmicas sobre o tema. Não queremos apenas velocidade, mas impacto e mudança no nosso cotidiano e ajudar na transformação nas áreas mais sensíveis do país”.

Assista o webinar na íntegra:

Os desafios do 5G para a segurança cibernética

Nos últimos anos, cresceu exponencialmente os casos de ataques cibernéticos a instituições financeiras, órgãos públicos e outras atividades. Especialistas acreditam que o aumento na quantidade de equipamentos conectados por meio das redes trará um crescimento ainda maior no número de tentativas de invasões e de fraudes.

Apesar desse receio, Luciana Leite garante que a rede é segura. “O 5G foi construído com formas de criptografia específicas para garantir a segurança de rede e tem capacidade para assegurar que as operações possam acontecer. São vidas, negócios, muitas coisas em jogo”.

A preocupação com a segurança cibernética é tamanha, que o Comitê Gestor da Internet no Brasil tem um grupo dedicado exclusivamente ao tratamento de incidentes de segurança. “Temos vários estudos demonstrando que, com o aumento de nossa presença online, também a oportunidade para mal feitos aumenta na mesma velocidade. A cyber segurança é uma questão que independe da tecnologia sob o qual o dado está sendo transportado”.