fbpx

#VivaoSUS

por | 08/07/2021 | Impressões

A cantora Anitta, imunizada nos Estados Unidos, foi uma das primeiras a elogiar o SUS ao dizer que não nasceu em berço de ouro e, por isso, já buscou atendimento em hospitais públicos “milhões de vezes” na vida. O compositor Gilberto Gil celebrou a primeira dose dos imunizantes com a hashtag #VivaOSUS. A atriz Fernanda Montenegro agradeceu ao SUS e seus profissionais, a exemplo de tantos outros artistas. Somente a postagem de Gil, em março, teve 167,6 mil curtidas, uma demonstração do alcance desse movimento espontâneo e contínuo.

Os recém-vacinados usam hashtags como #VivaOSUS e #VacinaSim para registrar o momento, exaltar e pedir mais investimento público em pesquisas epidemiológicas, tratamentos e medicamentos fornecidos gratuitamente a milhares de brasileiros

É difícil apontar uma consequência positiva de uma pandemia que já matou 530 mil brasileiros e outros tantos milhões mundo afora, mas é para ser comemorada a valorização de um serviço essencial num País em que o adjetivo público costuma ser sinônimo de ineficiência e descaso.

É hora de aproveitar a mobilização espontânea e colocar no ar uma campanha de comunicação que reforce a valorização do SUS, mostre sua importância para além da imunização contra a Covid, reconheça os problemas e aponte soluções.